Diferentemente das portas comuns, o sistema de abertura de portas pivotantes dispensa a necessidade de dobradiças. Os pivôs, ferramentas que possibilitam a rotação deste tipo de solução, não são visíveis como as ferragens usuais e ficam localizados tanto na parte superior da porta quanto na inferior, criando assim um eixo vertical em torno do qual a folha gira. Com possibilidade de localização dos pivôs próximos ao caixilho ou no centro da folha, a porta pivotante normalmente apresenta medidas maiores que as usuais devido à diminuição da passagem provocada pelo deslocamento, em relação às portas com dobradiças, do seu eixo de rotação.
Além do seu uso como portas de acesso, é possível também encontrar projetos que utilizam portas pivotantes em outros espaços, valendo-se, em muitos casos, da repetição lado a lado desta solução e viabilizando o controle da permeabilidade entre ambientes a partir de sua abertura ou fechamento.
Selecionamos 8 projetos de residências brasileiras que demonstram diferentes possibilidades no uso de portas pivotantes. Confira a seguir: